domingo, 19 de maio de 2013

Caros colegas:
Ao ler um jornal diário deparei com algumas notícias interessantes sobre biodiversidade. São elas:
1. Foi formalizada a criação do primeiro parque natural internacional da Europa, o Parque Internacional Tejo/Tajo em Portugal/Espanha.
2. Uma equipa de cientistas publicou um estudo que considera a possibildade de mais de metade das plantas e um terço dos animais entrarem em declinio devido á subida de temperatura. O estudo foi publicado na revista "Nature Climate Change".
3. A IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e Recursos Naturais) elaborou um relatório no qual afirma que "os países europeus têm de fazer mais para proteger a biodiversidade". Esta organização estudou as plantas e animais ameaçados da Europa concluindo que a Espanha é o país mais ameaçado pois comporta 22% das espécies em risco de extinção. O segundo país da lista é Portugal uma vez que 15% das espécies existem no nosso país. Entre as espécies mais ameaçadas aparece a foca-monge (que tem o seu habitat  nas Ilhas Desertas- Madeira), a baleia-franca-do Atlântico-Norte (Açores) e o carismático (para mim já se vê) lince ibérico (que também tem o seu habitat histórico, aqui, na minha região).
Felizmente, no que ao lince diz respeito, já estão no terreno vários projetos de recuperação de habitats e populações. Segundo li algures, no Centro de Recuperação de Silves (não sei o nome oficial) nasceram 11 animais, nos últimos tempos, o que constitui uma boa notícia.

Sem comentários:

Enviar um comentário