sábado, 18 de maio de 2013

Caros colegas:
Hoje fui surpreendido com uma boa notícia. Provavelmente vocês já sabem da novidade: O museu da Comunidade Concelhia da Batalha venceu hoje o prémio Kenneth Hudson do Forum Europeu dos Museus (European Museum Forum - EMF).

Eu não conheço o espaço, mas há duas ou três coisas que me agradaram no que li e ouvi.
1.O museu é um espaço de inclusão. Todos, mas mesmo todos podem usufruir das suas potencialidades: invisuais, surdos, cidadãos em cadeira de rodas, etc podem percorrer o espaço pois possuem condições, que eles mesmo testaram previamente para o visitarem.
2. Para além do que normalmente se vê num museu (coleções de história da presença do homem), este possui um programa de apoio á biodiversidade, desenvolvido por especialistas, no sentido de contribuir para a preservação do meio ambiente e sensibilizar as gerações de hoje para a preservação e garantia do futuro sustentável para as gerações que se sucederem á nossa.
3. Por outro lado, leva-nos a percorrer a história natural da região dos últimos 250 milhões de anos até ao século XIV, abordando a geologia e paleontologia do território.

Parece-me um espaço de grande interesse, não só pela abordagem que faz á história do homem na região, mas também pela relação com a abordagem dos problemas da biodiversidade e da geodiversidade. Na primeira oportunidade visitá-lo-ei.
Cumprimentos,
Manuel Mestre.

Sem comentários:

Enviar um comentário